Perspectiva



Notícias

11.08.2016 | Notícias

Campanha incentiva músicos e famílias a criarem memórias inesquecíveis aos portadores de Alzheimer

 

No lugar de um lançamento tradicional do filme “A Viagem de Meu Pai”, que mostra a relação de uma filha com o pai que vive com Alzheimer, a Mares Filmes decidiu realizar uma campanha, que informa o poder da música na vida de portadores da doença. Para isso, a produtora convidou a BossaNovaFilms, a Dahouse Audio e a Isobar para a realização de uma ação chamada #MusicasParaSempre, que tem como objetivo engajar famílias e músicos ao redor do Brasil em prol da causa.

Uma recente descoberta da medicina trouxe uma nova esperança para portadores de Alzheimer, doença que atinge 35 milhões de pessoas no mundo. O estudo realizado pela Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig (Alemanha) afirma que além de o nosso cérebro ser dividido em diversos compartimentos, alocando as nossas memórias em um deles, a música tem seu espaço exclusivo e distinto das demais lembranças, tendo menor chance de ser comprometida pela doença.

Com essa incrível revelação, músicos podem se unir para criar melodias e letras sobre a vida de pacientes e dar força ao movimento #MusicasParaSempre. Imagine que, mesmo que uma pessoa esqueça o caminho de casa ou o nome de alguém, que acabou de conhecer, ela ainda consegue cantarolar melodias que marcam sua vida.

A campanha começa com a música criada para o Hélio Elpídio de Queiroz diagnosticado com Alzheimer há três anos. Ele é pai de Camila e Mariana, e avô da Manuela, retratadas pela melodia composta por Lucas Mayer e interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi. O filme que inaugura o movimento foi dirigido por Georgia Guerra-Peixe, da BossaNovaFilms, junto de Fábio Meirelles.

“Mais do que uma campanha queremos transformar essa descoberta da medicina num movimento: quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, mais músicos podem compôr canções baseadas em outras histórias de vida de pessoas que vivem com a doença”, comenta Eduardo Battiston, Chief Creative Officer da Isobar.

“Abracei a causa ao receber o convite para dirigir esse projeto. Foi um desafio lindo contar a história de Hélio de uma maneira sensível e emocional. Destaquei a música como elemento principal da narrativa, já que ela também é o fator mais importante para conhecimento dos portadores da doença e dos músicos que podem ajudá-los. Imagino a alegria dessas famílias ao saber que é possível ter uma memória inesquecível”, conta Georgia Guerra-Peixe.

Assista e ouça a música da família Queiroz abaixo e ao trailer do filme “A Viagem de Meu Pai”, que estreia no dia 11/08:

Ficha técnica:

Titulo: Músicas Para Sempre

Isobar

CCO: Eduardo Battiston

Diretor de Criação:  Ricardo Diniz e Dogura Kozonoe

Redator: Alexandre Freire

Diretor de Arte: Maicon Pinheiro

Connections Strategy: Aloisio Pinto

Audience Strategy: Natália Traldi e Thais Austschuller

Brand Strategy: Pedro Thompson

Projetos: Felipe Pagliari

Produção RTV: Regina Shnaider, Juliana Motta

Cliente: Sueli Tanaka

 

Bossa Nova Filmes

DIREÇÃO:  Georgia Guerra Peixe e Fábio Meirelles

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Moa Ramalho e Edu Tibiriçá

ATENDIMENTO: Paula Alves e Priscila Miranda

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:  Walter Carvalho

DIREÇÃO DE ARTE: Lu Bueno

MONTADOR: Henrique Smith

FINALIZADOR: Driano Torres

COORDENADORA DE PÓS: Valquiria Pacheco

FINALIZAÇÃO: BossaNovaFilms

MÚSICA
MÚSICO: Maestro João Carlos Martins
MÚSICO COMPOSITOR: Lucas Mayer
CANTORA: Ana Julia Zambianchi

 

Sobre a Isobar Brasil

A Isobar Brasil é uma agência de publicidade inovadora, que faz pleno uso da tecnologia e criatividade para desenvolver soluções estratégicas de comunicação e contribuir com o resultado de clientes como Banco do Brasil, SKY, Fiat, Jeep, Whirlpool, NIVEA, Embratur e TIM. Prova disso é a conquista do primeiro lugar como a agência mais valorizada por seus próprios clientes, segundo pesquisa do Grupo Consultores 2014. No levantamento, a Isobar é reconhecida também como uma das três agências mais atraentes e exemplares de todo o mercado publicitário. Além disso, foi a vencedora do 1º prêmio Innovation Lion da América Latina e do Brasil, recebido no Festival de Criatividade de Cannes 2014. A equipe de mais de 280 profissionais da agência está distribuída em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. www.isobar.com.br.